NOME BOTÂNICO: Melaleuca cajuputi
ASSINATURA PLANETÁRIA: Mercúrio, Vênus e Lua
DOSAGEM: Adultos: 3 a 5 gotas 3 vezes por dia / Crianças: 1 a 3 gotas 3 vezes por dia
HISTÓRIA DA PLANTA
Planta dos poderes místicos, usada contra todos os males e na limpeza de objetos rituais, o cajepute ajuda a reverter a mente dos vícios e hábitos incontroláveis, como alcoolismo e tabagismo. Sua árvore tem médio ou grande porte, muitas vezes crescendo até 20 metros de altura. As folhas são dispostas alternadamente, medem de 7,5 a 27 centímetros de comprimento e de 0,65 a 4 centímetros de largura, são planas, estreitas, em forma de ovo ou lança e afinam para um ponto. As flores são brancas, creme ou amarelo-esverdeadas. Ocorre no Mianmar, Tailândia, Vietnã, Malásia, Austrália e Indonésia. O óleo de cor amarelo-pálida contém 60% de 1,8-cineol, seu principal componente antimicrobiano.
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
É usado no sistema de cura tradicional Ayurveda para tratar dores musculares, nevralgias, reumatismo, infecções do trato urinário, picadas de insetos, parasitas intestinais, dor de cabeça, dores nas articulações, cólicas abdominais, infecção de ouvido, psoríase, infecção dos seios da face e do trato respiratório, sinusite, bronquite e tosse.
PROPRIEDADES EMOCIONAIS
Limpa o ar e eleva o ânimo e a mente, ajudando a superar depressão, lentidão, ansiedade, medo e tremores. Auxilia pessoas com tendência a se vitimizar ou que descarregam sua angústia em compulsões. Purificadora para aqueles que se sentem impuros com seus pensamentos. Ajuda a reverter a mente dos vícios e hábitos incontroláveis, como alcoolismo e tabagismo.