NOME BOTÂNICO: Citrus limettioides
ASSINATURA ASTROLÓGICA: Sol e Vênus
DOSAGEM: Adultos: 3 a 5 gotas 3 vezes por dia / Crianças: 1 a 3 gotas 3 vezes por dia
HISTÓRIA DA PLANTA
Na língua persa, a lima-da-pérsia é conhecida como limu shirin, “lima doce”. Foi levada para a Europa pelos árabes e seguiu para a América com os colonos. A limeira-da-pérsia é nativa da Ásia e tem porte médio, de 4 a 6 metros de altura – semelhante a uma laranjeira, porém com flores maiores. Seu fruto é amarelo ou dourado, de formato subgloboso, oblongo ou elíptico, e pesa de 130 a 150 gramas. Tem casca lisa e sabor amargo. É uma árvore autofértil e com poucos espinhos.
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
É antisséptica, antiviral, bactericida, desinfetante, febrífuga, restauradora e tônica. Auxilia o sistema imunológico, aliviando tosse, bronquite, sinusite e asma. É um tônico circulatório para as varizes, agindo contra arteriosclerose, flebite e celulite. Hipotensor, aumenta a microcirculação, diminuindo a pressão arterial. Tônico digestivo para fígado e pâncreas, estimula os sistemas digestivo e nervoso e diminui a acidez estomacal. Útil para aqueles que desenvolveram intolerância alimentar devido a deficiências enzimáticas.
PROPRIEDADES EMOCIONAIS
Ajuda a aliviar a depressão e elevar o ânimo quando em estado de melancolia. Ação revitalizante em casos de apatia e cansaço. Seu aroma delicado traz uma sensação de tranquilidade, relaxamento e paz, facilitando o foco, a concentração e os estudos.