Quintessência

de Melissa

Trata a ânsia e a depressão em pessoas que alternam entre estados melancólicos e ansiosos.

É uma planta de grande força, que purifica e reforça o coração.

Melissa

NOME BOTÂNICO: Melissa officinalis

ASSINATURA ASTROLÓGICA: Vênus e Júpiter

DOSAGEM: Adultos: 3 a 5 gotas 3 vezes por dia / Crianças: 1 a 3 gotas 3 vezes por dia

HISTÓRIA DA PLANTA

Segundo a lenda, Melissa era uma princesa cretense que, junto com a cabra Amalteia e outras ninfas, cuidou de Zeus durante sua infância, alimentando-o com mel colhido das flores. Após sua morte, Zeus a transformou em uma abelha, como gratidão pela sua ação. Melissa também era um título dado às sacerdotisas de Afrodite, a deusa que adorava as abelhas e as tinha como suas criaturas sagradas. Planta arbustiva da família Lamiaceae, a melissa é originária do Mediterrâneo e da Ásia. É uma das plantas mais cultivadas para fins medicinais desde o século 14, quando as freiras carmelitas a utilizavam na preparação de um tônico do sistema nervoso, popularmente conhecido como água carmelita. Suas propriedades medicinais eram conhecidas pelos gregos, que a introduziram na medicina como remédio para os nervos.

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS

Segundo Serapião de Alexandria, a melissa alivia as tristezas do cérebro e tem a maravilhosa propriedade de alegrar e confortar o coração. Anima a alma, ajudando a fraqueza do coração que impede o sono. Eficaz no combate à ansiedade acompanhada de somatizações viscerais. Conforta o coração e alivia seu tremor, acalma o peito e abre a opilação do cérebro. O ácido rosmarínico é responsável pela atividade antiviral contra o vírus da herpes simples. Ajuda a circulação e em todas as enfermidades fleumáticas e melancólicas. Auxilia a combater amenorreia, leucorreia e insônia. Regulador e tônico sexual feminino, combate angina pectoris, bruxismo, astenia cardíaca, dores menstruais e espasmos intestinais. É uma planta de grande força, que purifica e reforça o coração.

PROPRIEDADES EMOCIONAIS

Trata a ânsia e a depressão em pessoas que alternam entre estados melancólicos e ansiosos. Ensina a superar a timidez que impede o se colocar” reconhecendo as próprias necessidades de ser amado e o direito a se beneficiar das próprias especificidades.