NOME BOTÂNICO: Protium heptaphyllum
ASSINATURA ASTROLÓGICA: Mercúrio e Lua
DOSAGEM: Adultos: 3 a 5 gotas 3 vezes por dia / Crianças: 1 a 3 gotas 3 vezes por dia
HISTÓRIA DA PLANTA
Protium é o principal gênero da família Burseraceae e um dos mais comuns na América do Sul, sendo encontrado na região amazônica. Plantas desse gênero produzem uma seiva oleosa rica em óleos essenciais. Para coletar o breu-branco do tronco da árvore, o mateiro passa o facão sob a base da crosta até retirá-lo. Quando não é extraído, a seiva vai amadurecendo e se solidificando até cair no chão, para depois surgir novamente em seu tronco. Ao sofrer uma agressão, como uma picada de inseto, a árvore libera uma seiva branca e brilhante como forma de defesa. A resina que sai pelos poros a princípio lembra um mineral, mas com o tempo se solidifica e escurece. O breu-branco é quebradiço e inflamável, liberando um cheiro muito agradável ao queimar.
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Anti-inflamatório, cicatrizante, analgésico, expectorante, broncodilatador. Melhora dores reumáticas, infecções das vias respiratórias, asma e dor de cabeça. Relaxa o sistema nervoso, é estimulante mental e da concentração, fortalece o sistema nervoso central. É um oxigenador celular, acalma estados agitados e reduz a pressão arterial.
PROPRIEDADES EMOCIONAIS
Óleo essencial da espiritualidade, da limpeza energética e mental. Acalma a mente, organiza os pensamentos, trazendo foco e atenção. Facilita a concentração, induz à meditação, conduz a mente para o presente. Combate pensamentos obsessivos, vícios e drogas. Facilita a entrada em estados alterados de consciência. Indicado para momentos de confusão mental.