NOME BOTÂNICO: Curcuma longa
ASSINATURA ASTROLÓGICA: Sol e Vênus
DOSAGEM: Adultos: 3 a 5 gotas 3 vezes por dia / Crianças: 1 a 3 gotas 3 vezes por dia
HISTÓRIA DA PLANTA
A cúrcuma é conhecida por diversos nomes, entre eles turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia e açafrão-da-terra. Tem seu uso registrado há mais de 4 mil anos por indianos e indonésios. Na cultura indiana, sua importância vai além da medicina. A religião hindu o vê como auspicioso e sagrado. Há uma tradição no dia do casamento em que um barbante tingido de amarelo com pasta de açafrão é amarrado no pescoço da noiva e do noivo.
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Possui qualidades imunoestimulantes nas doenças autoimunes, como o lúpus. Anti-inflamatório articular, age nas tendinites e no rompimento de ligamentos e tendões. Ajuda a combater o câncer de cólon, o câncer de mama e a reduzir células de leucemia. Alivia potencialmente a epilepsia e atua na saúde do fígado. A curcumina, princípio ativo volátil, é promissora para o tratamento de apoio à regeneração em doenças neurológicas e neurodegenerativas, incluindo os acidentes vasculares cerebrais. A curcumina também combate inflamações causadas por vírus no trato respiratório e auxilia no combate a inflamações crônicas.
PROPRIEDADES EMOCIONAIS
Seu aroma terroso e picante favorece o contato com a realidade, aterrissa os pés no chão, traz a mente para o aqui e agora e acalma a confusão e ansiedade. Eleva a mente e, assim, facilita tomadas de decisão e criar confiança. Ajuda a personalidade pessimista, bem como pessoas com medo de mudanças e baixa autoestima.