ALECRIM: JÚPITER e SOL
Para as pessoas que se sentem astênicas e lutam para recuperar o ritmo normal da própria vida, o alecrim tonifica mente e corpo e recupera as energias perdidas e o relativo entusiasmo pela vida, permitindo ser criativo a partir dos recursos dos quais se dispõe. Estimula a concentração, a capacidade de se abrir para o novo, convida a agir e fortalecer o caráter. Particularmente indicado para momentos de estresse.
ANIS-ESTRELADO: JÚPITER e VÊNUS
Remete à infância, trazendo alegria e leveza aos momentos difíceis. Incentiva a conduzir a própria história, elimina tensões e medo, aumenta a libido e a afetuosidade feminina. Ótimo para os críticos e negativos, que têm dificuldade de viver momentos de alegria.
CAJEPUTE: MERCÚRIO, VÊNUS e LUA
Planta dos poderes místicos, age contra todos os poderes do mal e é usada na limpeza de objetos rituais. Ajuda a reverter a mente dos vícios e hábitos incontroláveis, como alcoolismo e tabagismo. Limpa o ar e eleva o ânimo e a mente, ajudando a superar a depressão, lentidão, ansiedade e tremores. Auxilia pessoas com tendência a se vitimizar ou que descarregam suas angústias em compulsões. Purificador para aqueles que se sentem impuros com seus pensamentos.
CANELA: MARTE, JÚPITER e VÊNUS
Sua energia solar trabalha a expressão, rompendo limitações, timidez e medo. Dissolve tristeza e depressões, favorece a libido e o desejo sexual. Aumenta a energia vital e diminui o cansaço. Ensina a levar as próprias qualidades interiores para o exterior e a comunicá-las docemente, com leveza em cada gesto, em todos os momentos.
CIPRESTE: SATURNO
A árvore onipresente nos túmulos está associada à vida espiritual e à imortalidade. Ajuda a encontrar o sentido da natureza interior e ensina a orientar as próprias forças para um objetivo preciso. Age muito bem nos casos de desorientação e falta de disciplina. Madeira da arca de Noé e das navegações dos Vikings.
CRAVO: MARTE
Ótimo para pessoas que se sentem bloqueadas e que não encontram forças para reagir – aquelas que precisam do famoso “empurrão” e que somatizam em dificuldades intestinais. É uma planta estritamente de energia marcial. A mensagem do cravo é: mova-se e faça acontecer.
EUCALIPTO: SATURNO e MERCÚRIO
Acalma os espíritos quentes, mas também infunde coragem, desbloqueia onde há estagnação, restaura o desejo de fazer. Alivia a tristeza e o fechamento da alma ligado ao pulmão, encoraja a abertura para os outros. Melhora a capacidade de comunicação, abre a porta para o mundo na vida diária. Equilibra a energia e dissolve pensamentos negativos e obsessivos. Auxilia na dificuldade de expressão e desconexão com o mundo. Aumenta a consciência coletiva. Ótimo para pessoas que se sentem sufocadas.
LARANJA-AMARGA: SOL e LUA
Ajuda a manter ou reencontrar a calma interior, aproximando-nos do nosso centro. Combate a incapacidade emocional em reconhecer ou sustentar o próprio papel na vida, permitindo-nos obter e exprimir segurança e confiança no corpo emotivo.
LAVANDA: MERCÚRIO e LUA
Útil para termos uma percepção correta da realidade que nos circunda. Ajuda a descobrir os jogos do entorno, orienta a refletir sobre si mesmo e aumenta a capacidade de repelir as toxinas que derivam dos ambientes que frequentamos. Lavanda significa lavar. Tonifica o corpo cansado e relaxa a mente.
LIMA-DA-PÉRSIA: SOL e VÊNUS
Ajuda a aliviar a depressão e a elevar o ânimo em estados de melancolia. Tem ação revitalizante em casos de apatia e cansaço. Ajuda na concentração e foco. Seu aroma delicado traz uma sensação de tranquilidade, relaxamento e paz, facilitando a concentração e os estudos.
LIMÃO: SOL e MARTE
Traz de volta o calor ao coração e ensina a construir segundo o tempo natural das coisas e dos ambientes. Favorece a concentração, eleva o ânimo e clareia as ideias. Afasta pensamentos ruminantes e pessimistas.
MELISSA: VÊNUS e JÚPITER
Alivia a tristeza e anima a alma. Para as pessoas que oscilam entre estados melancólicos e ansiosos, ensina a superar a timidez que impede o direito de a pessoa ser amada. Trata ansiedade alternada com depressão.
MENTA: MERCÚRIO
O arquétipo da menta promove a expansão e o despertar com tranquilidade e lucidez. Renova e regenera a autoaceitação, abrindo espaço para sermos nós mesmos e estimulando o fluxo de energia e os sonhos. Ajuda os inseguros e submissos a se impor, porque é uma planta que se firma com muitas raízes que se estendem pela terra. É excelente para desbloquear emoções represadas e para fadiga mental.
NOZ-MOSCADA: JÚPITER, SATURNO e LUA
Para os sufis indianos, é o símbolo do homem que procura Deus envolto em seu manto de peregrino. Eleva o astral, sendo estimulante e animadora. Tônico sexual e afrodisíaca, abre a energia criativa e traz flexibilidade para enfrentar a impermanência da vida. Neurotônica, estimula a atividade mental e reforça as decisões nos momentos difíceis.
OLÍBANO: SOL
Símbolo de concentração, autocontemplação, elevação espiritual e reencontro com Deus. Conecta o presente com o futuro, acalma o estado de angústia agindo sobre a depressão, promove clareza e concentração. Indicado para aqueles que têm medo da morte e mudanças drásticas ou que passaram por perdas.