Assinaturas

Planetárias

A ideia de associar corpos celestes e suas influências às plantas deriva da concepção que os antigos filósofos e alquimistas tinham da natureza (microcosmo e macrocosmo). Eles a consideravam um único organismo vivo composto por várias plantas, assim como o corpo humano. O tratamento de doenças, considerando as correspondências que existem entre plantas e planetas, fazia parte de um sistema médico universalmente aceito no Ocidente até a revolução científica.

Doenças e astrologia andavam de mãos dadas. Plantas e planetas orbitavam na mesma dimensão da cura. Planetas exerciam influência sobre todas as coisas existentes: minerais, plantas, animais e o ser humano. De acordo com essa visão, cada um dos sete planetas do sistema solar possui uma qualidade específica, uma virtude que pode ser encontrada em todas as coisas da Terra, embora com um diferente grau de pureza.

Através de signos era possível reconhecer o vínculo de uma estrela com seu elemento terrestre correspondente. A teoria das assinaturas foi desenvolvida justamente para identificar essas pegadas da natureza.

Os médicos filósofos, que também eram astrólogos, herboristas e botânicos, utilizavam essas correspondências a fim de captar as influências benéficas dos planetas em remédios terapêuticos, de modo a restabelecer e manter a saúde física e emocional.

Quanto ao ser humano, estrelas e constelações pareciam governar e afetar órgãos específicos. No esquema do homem do zodíaco, onde o corpo humano é representado como uma réplica em miniatura do sistema solar, cada parte anatômica era vista em relação a um signo do zodíaco.

SOL

Gerador do ritmo vital e doador da vida.

Suas características são: positividade, força, resistência física e resiliência, individualidade, centro, origem, coração, luz própria, consciência, inteligência primária.

Elemento fogo. Natureza seca e quente.

LUA

É a expressão do princípio feminino. 

Suas características são: passividade, reflexão, mente e corpo, nutrição, fertilidade, geração, maternidade. 

Elemento água. Natureza úmida e fria.

SATURNO

Princípio de concentração, conservação, estrutura, foco, centramento.

Suas características são: profundidade, desapego, isolamento, solidão, introversão, cristalização, limite, senhor do tempo.

Elemento terra. Natureza fria e seca.

JÚPITER

Princípio de poder e comando de vitalidade expansiva, crescimento, estabilidade.

Suas características são: expansividade, impulsividade, forte sensualidade e senso de justiça, gerenciamento, ordenação, multiplicação.

Elemento ar. Natureza quente e úmida.

MARTE

Uma expressão de energia intencional, esforço e vontade, força, ação, calor, desagregação, transformação, objetividade.

Suas características são: atividade, agressividade, impulsividade, sensualidade.

Elemento fogo. Natureza seca e quente.

VÊNUS

Representa a força que atrai e gera. A energia do feminino em seu aspecto sensual e afetivo. 

Suas características são: feminilidade, nutrição e fertilidade, harmonia, equilíbrio, recepção, doçura e beleza, prazer, arte, amor, parceria, alegria.

Elemento ar. Natureza úmida e fria e úmida e quente.

MERCÚRIO

É o princípio da comunicação e adaptação. 

Suas características são: excitabilidade, velocidade, impulsividade, inteligência e comunicação, troca material simbólica, transporte.

Elemento ar. Natureza fria.

 

AÇÃO DAS QUINTESSÊNCIAS SOBRE A ALMA HUMANA

ALECRIM: JÚPITER e SOL

Para as pessoas que se sentem astênicas e lutam para recuperar o ritmo normal da própria vida, o alecrim tonifica mente e corpo e recupera as energias perdidas e o relativo entusiasmo pela vida, permitindo ser criativo a partir dos recursos dos quais se dispõe. Estimula a concentração, a capacidade de se abrir para o novo, convida a agir e fortalecer o caráter. Particularmente indicado para momentos de estresse.

 

ANIS-ESTRELADO: JÚPITER e VÊNUS

Remete à infância, trazendo alegria e leveza aos momentos difíceis. Incentiva a conduzir a própria história, elimina tensões e medo, aumenta a libido e a afetuosidade feminina. Ótimo para os críticos e negativos, que têm dificuldade de viver momentos de alegria.

 

CAJEPUTE: MERCÚRIO, VÊNUS e LUA

Planta dos poderes místicos, age contra todos os poderes do mal e é usada na limpeza de objetos rituais. Ajuda a reverter a mente dos vícios e hábitos incontroláveis, como alcoolismo e tabagismo. Limpa o ar e eleva o ânimo e a mente, ajudando a superar a depressão, lentidão, ansiedade e tremores. Auxilia pessoas com tendência a se vitimizar ou que descarregam suas angústias em compulsões. Purificador para aqueles que se sentem impuros com seus pensamentos.

 

CANELA: MARTE, JÚPITER e VÊNUS

Sua energia solar trabalha a expressão, rompendo limitações, timidez e medo. Dissolve tristeza e depressões, favorece a libido e o desejo sexual. Aumenta a energia vital e diminui o cansaço. Ensina a levar as próprias qualidades interiores para o exterior e a comunicá-las docemente, com leveza em cada gesto, em todos os momentos.

 

CIPRESTE: SATURNO

A árvore onipresente nos túmulos está associada à vida espiritual e à imortalidade. Ajuda a encontrar o sentido da natureza interior e ensina a orientar as próprias forças para um objetivo preciso. Age muito bem nos casos de desorientação e falta de disciplina. Madeira da arca de Noé e das navegações dos Vikings.

 

CRAVO: MARTE

Ótimo para pessoas que se sentem bloqueadas e que não encontram forças para reagir – aquelas que precisam do famoso “empurrão” e que somatizam em dificuldades intestinais. É uma planta estritamente de energia marcial. A mensagem do cravo é: mova-se e faça acontecer.

 

EUCALIPTO: SATURNO e MERCÚRIO

Acalma os espíritos quentes, mas também infunde coragem, desbloqueia onde há estagnação, restaura o desejo de fazer. Alivia a tristeza e o fechamento da alma ligado ao pulmão, encoraja a abertura para os outros. Melhora a capacidade de comunicação, abre a porta para o mundo na vida diária. Equilibra a energia e dissolve pensamentos negativos e obsessivos. Auxilia na dificuldade de expressão e desconexão com o mundo. Aumenta a consciência coletiva. Ótimo para pessoas que se sentem sufocadas.

 

LARANJA-AMARGA: SOL e LUA

Ajuda a manter ou reencontrar a calma interior, aproximando-nos do nosso centro. Combate a incapacidade emocional em reconhecer ou sustentar o próprio papel na vida, permitindo-nos obter e exprimir segurança e confiança no corpo emotivo.

 

LAVANDA: MERCÚRIO e LUA

Útil para termos uma percepção correta da realidade que nos circunda. Ajuda a descobrir os jogos do entorno, orienta a refletir sobre si mesmo e aumenta a capacidade de repelir as toxinas que derivam dos ambientes que frequentamos. Lavanda significa lavar. Tonifica o corpo cansado e relaxa a mente.

 

LIMA-DA-PÉRSIA: SOL e VÊNUS

Ajuda a aliviar a depressão e a elevar o ânimo em estados de melancolia. Tem ação revitalizante em casos de apatia e cansaço. Ajuda na concentração e foco. Seu aroma delicado traz uma sensação de tranquilidade, relaxamento e paz, facilitando a concentração e os estudos.

 

LIMÃO: SOL e MARTE

Traz de volta o calor ao coração e ensina a construir segundo o tempo natural das coisas e dos ambientes. Favorece a concentração, eleva o ânimo e clareia as ideias. Afasta pensamentos ruminantes e pessimistas.

 

MELISSA: VÊNUS e JÚPITER

Alivia a tristeza e anima a alma. Para as pessoas que oscilam entre estados melancólicos e ansiosos, ensina a superar a timidez que impede o direito de a pessoa ser amada. Trata ansiedade alternada com depressão.

 

MENTA: MERCÚRIO

O arquétipo da menta promove a expansão e o despertar com tranquilidade e lucidez. Renova e regenera a autoaceitação, abrindo espaço para sermos nós mesmos e estimulando o fluxo de energia e os sonhos. Ajuda os inseguros e submissos a se impor, porque é uma planta que se firma com muitas raízes que se estendem pela terra. É excelente para desbloquear emoções represadas e para fadiga mental.

 

NOZ-MOSCADA: JÚPITER, SATURNO e LUA

Para os sufis indianos, é o símbolo do homem que procura Deus envolto em seu manto de peregrino. Eleva o astral, sendo estimulante e animadora. Tônico sexual e afrodisíaca, abre a energia criativa e traz flexibilidade para enfrentar a impermanência da vida. Neurotônica, estimula a atividade mental e reforça as decisões nos momentos difíceis.

 

OLÍBANO: SOL

Símbolo de concentração, autocontemplação, elevação espiritual e reencontro com Deus. Conecta o presente com o futuro, acalma o estado de angústia agindo sobre a depressão, promove clareza e concentração. Indicado para aqueles que têm medo da morte e mudanças drásticas ou que passaram por perdas.