NOME BOTÂNICO: Cardamomo amomum
ASSINATURA PLANETÁRIA: Marte
DOSAGEM: Adultos: 3 a 5 gotas 3 vezes por dia / Crianças: 1 a 3 gotas 3 vezes por dia
HISTÓRIA DA PLANTA
O cardamomo originalmente crescia selvagem nos vales ocidentais no sul da índia, tanto que essa região ficou conhecida como Colinas do Cardamomo. À medida que sua popularidade crescia, as plantas eram transportadas para a Europa pela Rota da Seda. O cardamomo é considerado a especiaria mais antiga do mundo, cujo uso remonta há pelo menos 4 mil anos. Os antigos egípcios usavam-no para muitos fins medicinais, como parte de rituais e até mesmo em embalsamentos.
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Trata muito bem os problemas digestivos, amenizando cólicas estomacais, náusea, azia e dor de estômago. É antisséptico, estimulante, afrodisíaco, relaxante muscular e tônico para os nervos. Usado em distúrbios do sistema urinário, doenças das vias respiratórias e para queimar gordura, pois acelera o metabolismo. Melhora a função cardiovascular e a circulação. Tem propriedades anti-inflamatórias, diminui a pressão arterial e alivia o inchaço abdominal.
PROPRIEDADES EMOCIONAIS
Restaura a energia e a vitalidade, combate a rigidez mental, comanda as emoções e o metabolismo. Instiga mudanças de hábitos e pensamentos, promove confiança e coragem para eliminar crenças e padrões antigos. Atua contra o esgotamento nervoso. Relembra as bênçãos já recebidas, reforça a capacidade de ver as possibilidades e promove energia para lutar, sendo útil como um reanimador em casos de desânimo e apatia. É como um tônico clareador mental. Sob o domínio de Marte, possui atividades estimulantes e energéticas, sobretudo nos casos de astenia e fraqueza mental.