Quintessência

de Cipreste

Ajuda a concentração fortalece a força interior

crescimento espiritual e propósito.

Cipreste

NOME BOTÂNICO: Cupressus sempervirens

ASSINATURA ASTROLÓGICA: Saturno

DOSAGEM: Adultos: 3 a 5 gotas 3 vezes por dia / Crianças: 1 a 3 gotas 3 vezes por dia

HISTÓRIA DA PLANTA

Ciparissus de Ovídio estava tão triste por acidentalmente matar seu animal de estimação que pediu a Apolo que deixasse suas lágrimas caírem para sempre. Deus então transformou o menino em um cipreste, cuja seiva formava gotas como lágrima no seu troco. É a árvore símbolo da dor e da tristeza e consagrada a Hades, deus do submundo. Acreditava-se que as almas dos mortos chegavam ali com aparência de cipreste. Esta árvore é onipotente nos túmulos e está associada à vida espiritual e à imortalidade. O cipreste vivo mais antigo hoje está no Irã e tem vários milhares de anos. De fato, estas árvores têm vida útil muito longa. No antigo Egito, era usado para fazer caixões aos faraós; na Idade Média, as portas das catedrais eram esculpidas a partir de seu tronco. O cipreste é espontâneo na região mediterrânea oriental, mas sua área natural é pouco conhecida, pois é uma árvore cultivada desde a Antiguidade. Pode chegar a cerca de 25 metros de altura. Algumas espécies têm forma de pirâmide, outras parecem colunas altas.

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS

É usado há muito tempo em questões do sistema circulatório, como edemas, celulite, varizes, retenção de líquido e todos os problemas do sistema linfático. Fortalece as paredes dos vasos sanguíneos, especialmente os capilares, auxiliando no caso de varizes e hemorroidas. Também é uma ajuda maravilhosa em qualquer problema respiratório, como asma e tuberculose. Descongestionante, é uma boa planta para o sangue e pode ajudar a purificar e harmonizar o fluxo sanguíneo – perfeito para mulheres no período menstrual. Estimulante hepático e pancreático. Pode ser empregado contra a insônia, pois gera sensações de segurança, proteção e serenidade. Útil também em hiperplasia prostática, artrite e reumatismo.

PROPRIEDADES EMOCIONAIS

É revigorante e relaxante. Ajuda a encontrar o sentido da própria natureza e ensina a orientar as próprias forças para um objetivo preciso. Age muito bem nos casos de desorientação e falta de disciplina. Fortalece a concentração, a força interior, o crescimento espiritual e o propósito. Consola e conforta aqueles que perderam alguém, sejam viúvos ou em processo de separação – em vez de encobrir a dor, ajuda a ganhar perspectiva e aumenta a capacidade de deixar ir e de superar a mágoa imediata. Protege e dissipa as energias malignas.