NOME BOTÂNICO: Boswellia serrata
ASSINATURA ASTROLÓGICA: Saturno
DOSAGEM: Adultos: 3 a 5 gotas 3 vezes por dia / Crianças: 1 a 3 gotas 3 vezes por dia
HISTÓRIA DA PLANTA
Os egípcios e gregos utilizavam o olíbano para rejuvenescer e conservar a pele no embalsamento dos mortos. Foi um dos presentes entregues ao menino Jesus. Seu aroma é usado para honrar o divino e possibilitar a comunicação direta com a energia mais elevada, ampliando a consciência para acessar e facilitar decisões importantes. Boswellia serrata, a planta que produz o olíbano indiano, é nativa de grande parte da índia e da região do Punjab, que se estende até o Paquistão. Trata-se de um arbusto ou árvore resinosa pertencente à família das Burseráceas, caracterizada por apresentar uma casca delgada muito parecida com papel, e desprende espontaneamente a oleorresina gomosa (incenso). Tem as folhas nervadas, dispostas em forma de ramos. Suas flores brancas com cinco pétalas aparecem na primavera, e seu fruto é capsular e carnoso, de cores rosa e marrom.
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Anti-inflamatório usado no controle de artrite e artrose. Expectorante, alivia os sintomas de tosse, bronquite, asma e pneumonia. Regenerante celular.
PROPRIEDADES EMOCIONAIS
Antidepressivo, acalma o estado de angústia e a depressão pós-parto. Promove clareza e concentração, sendo ideal para auxiliar na meditação. É indicado para aqueles que têm medo da morte e de mudanças drásticas, ou que perdem um ente querido. Símbolo de concentração, autocontemplação, elevação espiritual e reencontro com Deus. Conecta o presente com o futuro, estimulando um certo grau de humildade e esperança que nos move a orar. Em geral, aumenta nossa capacidade, que será mais controlada e profunda.