NOME BOTÂNICO: Pelargonium graveolens
ASSINATURA PLANETÁRIA: Vênus e Lua
DOSAGEM: Adultos: 3 a 5 gotas 3 vezes por dia / Crianças: 1 a 3 gotas 3 vezes por dia
HISTÓRIA DA PLANTA
O gênero Pelargonium é nativo da África do Sul e foi levado à Europa no século 17. O primeiro cultivo para destilação do óleo essencial ocorreu na França, e posteriormente a planta foi reportada para as colônias francesas na África e noutros lugares. O gerânio é também conhecido como pelargônio devido à palavra grega pelargos, “cegonha”, porque a cabeça das sementes parece o bico dessa ave. Os romanos cultivavam a planta nas varandas para atrair bons vizinhos e bons visitantes. Gerânio significa harmonia e carinho.
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Tem sido usado como coadjuvante em tratamentos de regulação hormonal (estrogênio e testosterona), devido ao seu potencial equilibrador das taxas hormonais masculina e feminina. Estimula o córtex adrenal, responsável pela produção desses hormônios sexuais. Auxilia a regulação do aparelho reprodutor feminino e reduz sintomas de tensão pré-menstrual, cólicas, inchaço nos seios, menstruação excessiva ou falta dela. Anti-inflamatória e fungicida, estimula a produção de insulina e a circulação linfática e diurética, reduzindo edemas, celulite e inchaço nos tornozelos. Tônico nervoso, acalma a mente e diminui a neuroinflamação associada às doenças de Parkinson, Alzheimer e esclerose lateral amiotrófica.
PROPRIEDADES EMOCIONAIS
Aporta a energia arquetípica de Afrodite, resgatando o feminino e estimulando a autoestima. Favorece a estabilidade emocional em momentos de crise existencial, fornecendo calor e conforto. Ameniza a depressão e a falta de confiança. Usado popularmente em rituais do feminino para trazer fertilidade, ajuda a criar um ambiente positivo. Com perfume semelhante ao das rosas, o gerânio tem um efeito calmante e equilibrante da mente.