Quintessência

de Patchuli

Proporciona tranquilidade e ensina a impor limites em situações e relações.

Auxilia aqueles com dificuldade de dizer não quando necessário, ajuda na tomada de iniciativas e decisões

Patchuli

NOME BOTÂNICO: Pogostemon cablin

ASSINATURA ASTROLÓGICA: Vênus

DOSAGEM: Adultos: 3 a 5 gotas 3 vezes por dia / Crianças: 1 a 3 gotas 3 vezes por dia

HISTÓRIA DA PLANTA

A palavra deriva do tamil patchai, “verde”, e elai, “folha”. Na rota da seda do Oriente os comerciantes cobriam seus tecidos com as folhas do patchuli para protegê-los das traças. Como resultado dessa prática, os valiosos produtos importados do exterior eram revestidos pela essência do patchuli. Na segunda metade do século 20, o aroma do óleo essencial do patchuli foi um dos principais da contracultura americana, conquistando um grande número de entusiastas dentro do movimento hippie. O patchuli é uma planta nativa da Filipinas e cresce selvagem em muitos países do sul da Ásia. É uma erva perene resistente, adaptada a um clima quente e úmido. Cresce até 1 ou 1,2 metro de altura com um caule ereto e folhas largas. É conhecido por acumular óleo essencial nos tricomas glandulares. Suas flores são pequenas e brancas pálidas.

PROPRIEDADES FÍSICAS

Anti-inflamatório, antibacteriano, antimicrobiano, antifúngico, antioxidante, antitrombótico, antiplaquetário, descongestionante, adstringente e anticancerígeno. Afrodisíaco, induz a glândula pituitária a produzir endorfina, útil para quem tem queda na libido. Aumenta a concentração e a energia, combate o esgotamento psíquico e distúrbios sexuais. Excelente coadjuvante em tratamentos para emagrecimento, rejuvenescimento da pele e contra a celulite. Fortalece as paredes dos vasos sanguíneos frágeis, sendo usado no tratamento e prevenção de edemas, flebite, varizes, hemorroidas e trombose. É um antibacteriano seletivo contra a Helicobacter pylori, atacando-a sem afetar a flora intestinal. O óleo essencial aumenta a proteção contra infecções pelo vírus da gripe.

PROPRIEDADES EMOCIONAIS

Proporciona tranquilidade e ensina a impor limites em situações e relações. Trata uma série de doenças psicossomáticas, como compulsão e obesidade causadas por angústia e depressão. Estimula a tolerância e integra corpo e mente. Auxilia aqueles com dificuldade de dizer não quando necessário, ajuda na tomada de iniciativas e decisões, desperta a consciência corporal, favorece a concentração, fortalece a autoestima, ameniza a ansiedade e a fadiga mental, traz aterramento e ajuda no momento presente.