Quintessência

de Pimenta-preta

Promove objetividade, espontaneidade, coragem e ação.

Ameniza dores musculares e articulares, liberando o corpo para funcionar com liberdade.

Pimenta-preta

NOME BOTÂNICO: Piper nigrum

ASSINATURA ASTROLÓGICA: Marte e Vênus

DOSAGEM: Adultos: 3 a 5 gotas 3 vezes por dia / Crianças: 1 a 3 gotas 3 vezes por dia

HISTÓRIA DA PLANTA

A pimenta-preta tem sido usada na Índia como tempero desde os tempos pré-históricos. É nativa e conhecida na culinária indiana desde pelo menos 2.000 a.C. Embora fosse cultivada no sul da Tailândia e na Malásia, sua fonte mais importante era mesmo a Índia. Os grãos de pimenta eram um bem comercial muito valorizado, muitas vezes chamados de ouro negro e usados como forma de dinheiro. Grãos de pimenta-preta foram encontrados nas narinas de Ramsés II, colocados ali logo após sua morte, em 1213 a.C., como parte dos rituais de mumificação. A pimenta-preta era conhecida na Grécia pelo menos desde o século 4 a.C., embora provavelmente fosse um item incomum e caro, que apenas os muito ricos podiam comprar.

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS

Estimula o metabolismo e a produção de endorfina. Auxilia na digestão, ameniza o hipotireoidismo, ativa a circulação e aquece a musculatura. É termogênica (queima calorias), favorecendo o emagrecimento. Antidepressiva, revitalizante e afrodisíaca, aumenta a sexualidade e o apetite sexual. Ativa a circulação corporal e do couro cabeludo e combate queda de cabelo. Ajuda no tratamento para redução do tabaco. Antiasmático, hepatoprotetor, indicado para bronquite, asma e artrite. É uma potencializadora de biodisponibilidade, intensificando a ação de vários princípios e a absorção de nutrientes pelo organismo.

PROPRIEDADES EMOCIONAIS

Promove objetividade, espontaneidade, coragem e ação. Ameniza dores musculares e articulares, liberando o corpo para funcionar com liberdade. Para os antigos gregos, a pimenta-preta era sinônimo de coragem e motivação para aventurar-se. Dizia-se que, por intercessão deste óleo, os anjos podiam atuar em favor de quem o usava. Estimula a mente, traz vigor e disposição e desperta o estado de alerta.