Quintessência

de Laranja-amarga

Ajuda a manter ou reencontrar a calma interior, aproximando-nos do nosso centro.

Combate a incapacidade emocional em reconhecer ou sustentar o próprio papel na vida.

Laranja-amarga

NOME BOTÂNICO: Citrus aurantium

ASSINATURA ASTROLÓGICA: Sol e Lua

DOSAGEM: Adultos: 3 a 5 gotas 3 vezes por dia / Crianças: 1 a 3 gotas 3 vezes por dia

HISTÓRIA DA PLANTA

As origens desta planta são tão antigas que ela aparece mencionada pela primeira vez no Shen Nong Ben Cao Jing, o primeiro manual de medicina chinesa, de 4.800 anos atrás. Avicena, um médico árabe do século 10, escreveu muitas páginas dedicadas à fruta. Na Inglaterra, as primeiras laranjas chegaram a bordo de navios espanhóis por volta de 1290. No sânscrito, a palavra nagaraja significa “fruta preferida dos elefantes” e deriva do persa narang. Diz-se que Júpiter, rei do Olimpo, deu a Juno, uma divindade itálica ligada ao ciclo lunar, uma laranja redonda no dia do casamento. É nativa do sul do Himalaia, onde Joseph Hooker relatou sobre suas árvores selvagens, e teria sido aclimatada na Mesopotâmia no fim da época romana. Os árabes a introduziram na Síria em 943. A espécie aurantium é uma árvore pequena de até 5 metros de altura, com folhas elípticas e verdes. As flores de odor suaves são brancas e às vezes rosadas. São muito perfumadas, e maiores que as da laranja-doce.

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS

A casca da laranja estimula a termogênese (produção de calor especialmente ao nível do músculo e do tecido adiposo, resultando, na prática, em queima calórica). O responsável por essa ação sobre o metabolismo é um fitocomplexo rico em flavonoides, óleos essenciais, vários princípios amargos e substâncias chamadas furanocumarinas. Estimula a produção de bílis e acelera o peristaltismo intestinal – sua ação é, portanto, eficaz no combate à constipação. Tem efeito ligeiramente hipnótico, atua como agente calmante e é útil no tratamento de distúrbios nervosos e insônia, palpitação, taquicardia, colite psicossomática e nevrose cardíaca.

PROPRIEDADES EMOCIONAIS

Ajuda a manter ou reencontrar a calma interior, aproximando-nos do nosso centro. Combate a incapacidade emocional em reconhecer ou sustentar o próprio papel na vida, permitindo-nos obter e exprimir segurança e confiança no corpo emotivo.