Quintessência

de Limão-siciliano

Limão traz de volta o calor ao coração e ensina a construir

seguindo o tempo natural das coisas e dos ambientes.

Limão-siciliano

NOME BOTÂNICO: Citrus limonum

ASSINATURA ASTROLÓGICA: Sol e Marte

DOSAGEM: Adultos: 3 a 5 gotas 3 vezes por dia / Crianças: 1 a 3 gotas 3 vezes por dia

HISTÓRIA DA PLANTA

Nativo da Índia, o limão-siciliano foi levado à Europa no século15 cultivado principalmente na Sicília, no sul da Itália. Já era conhecido desde o século 8 na Pérsia, Egito e Iraque, e tinham caráter decorativo nos primeiros jardins islâmicos. Há indícios de que em 2.000 a.C. já havia uma população que conhecia o limão-siciliano no vale do Indo, hoje Paquistão. Entre os séculos 11 e 12, cruzados e peregrinos voltaram da Terra Santa trazendo limoeiros para o sul da Itália. “Parece que o céu espalhou pó de ouro e que à terra formou esferas brilhantes”, disse Abu Al-Hasan Ali, poeta siciliano de língua árabe. O limoeiro é uma árvore perene que atinge até 6 metros de altura, com galhos ramificados e folhas alternas, ovais e serrilhadas. As flores, geralmente brancas, são muito perfumadas e agrupadas em cachos. Os frutos, de formato alongado, apresentam casca grossa e amarela. Aprecia solo arenoso e bem adubado, sendo cultivado em regiões de clima quente ou temperado. Teofrasto, pai da botânica e discípulo de Aristóteles, foi o responsável pelas primeiras descrições precisas do limão-siciliano para fins terapêuticos. Em 1742, foi adotado pela marinha inglesa para combater o escorbuto.

PROPRIEDADES FÍSICAS

Antibacteriano, melhora o sistema imunológico, é tônico cardíaco, reduz a pressão arterial, diurético, purificador e antigota. Remineralizante, anti-inflamatório (semelhante ao cortisol), estimulante geral e ativador do sistema linfático. Age sobre o fígado nas limpezas da vesícula biliar, tranquiliza o fogo do fígado nas enxaquecas, combate a insônia e hipertensão. Antibiótico natural, estimula a circulação linfática – que, quando enfraquecida, causa a sinusite.

PROPRIEDADES EMOCIONAIS

Traz de volta o calor ao coração e ensina a construir seguindo o tempo natural das coisas e dos ambientes. Favorece a concentração, levanta o ânimo, clareia as ideias e equilibra a sensibilidade (falta ou excesso). Afasta pensamentos ruminantes pessimistas.