Quintessência

de Noz-moscada

Estimula a atividade mental e reforça as decisões nos momentos difíceis.

Traz flexibilidade para enfrentar a impermanência da vida.

Noz-moscada

NOME BOTÂNICO: Myristica fragans

ASSINATURA ASTROLÓGICA: Júpiter, Saturno e Lua

DOSAGEM: De 3 a 5 gotas 3 vezes ao dia. Não indicada para crianças

HISTÓRIA DA PLANTA

Para os sufis indianos, a noz-moscada é o símbolo do homem à procura de Deus, envolto em seu manto de peregrino. Por volta de 1600 a noz-moscada era especiaria cara que se tornou alvo de disputa entre holandeses, ingleses e franceses. Sempre teve um lugar especial na culinária no passado. Os egípcios empregavam-na no embalsamento, era um ingrediente do incenso italiano que protegia contra a peste e já era usada com fins medicinais desde o século 7 a.C. por médicos árabes. Marinheiros mastigavam-na para evitar que ficassem deprimidos durante longas viagens pelo mar. A noz-moscada é uma árvore que pode atingir 20 metros de altura, e depois de semeada, demora 8 anos para dar frutos. Atinge o auge da produção em 25 anos e continua fértil durante 60 anos ou mais. A árvore é nativa das Molucas, ou ilhas das Especiarias, na Indonésia. É cultivada principalmente nas Índias ocidentais e na Indonésia.

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS

Tônico poderoso, usado para tratar fraquezas em geral. Antidepressivo, alivia o estresse e a ansiedade. É afrodisíaca, melhorando a ereção, a circulação sanguínea e o transporte de oxigênio para as células do corpo. Reduz a dor e as cólicas menstruais. Melhora e induz o sono, a memória e a cognição. Estimula as funções cerebrais, removendo a exaustão do cérebro. Anticonvulsivante rico em substâncias anti-inflamatórias chamadas monoterpenos, como sabineno, terpeno, terpineol e pineno, que ajudam a reduzir a inflamação no corpo, beneficiando assim pessoas com condições inflamatórias. Trata infecções nos rins, desintoxicando o fígado e liberando as toxinas, e ajuda a dissolver pedras nos rins, impedindo também a acumulação de ácido úrico. Equilibra o sistema hormonal e estimula o sistema cardiovascular. É considerada um tônico para o coração. A miristicina e a elenicina, presentes no óleo essencial, estimulam a atividade cerebral. A miristicina permite que as moléculas de serotonina e dopamina permaneçam ativas na fenda sináptica, trazendo sensação de bem-estar, felicidade e confiança. No tratamento de Parkinson e depressão, a miristicina é transformada em uma categoria de anfetamina no organismo humano, o que a torna uma substância peculiar.

PROPRIEDADES EMOCIONAIS

Estimula a atividade mental e reforça as decisões nos momentos difíceis. Traz flexibilidade para enfrentar a impermanência da vida.